"Não me ofereça coisas"

Ações de marketing criam conceitos que vão muito além.

Para entender o cliente, como ele compra, consome, escolhe e quais seus vazios emocionais só mesmo um analista de marketing.

Mas este texto pode elucidá-lo sobre alguma coisa.
Eu particularmente gostei muito.

"Não me ofereça coisas"
Autor desconhecido

"Não me ofereça sapatos.
Ofereça-me comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.
Não me ofereça casa.
Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade.
Não me ofereça livros.
Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento.
Não me ofereça discos.
Ofereça-me o lazer e a sonoridade da música.
Não me ofereça ferramentas.
Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas.
Não me ofereça móveis.
Ofereça-me conforto e tranquilidade de um ambiente aconchegante.
Não me ofereça coisas.
Ofereça-me ideias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios.
Por favor, não me ofereça coisas."

Então qual é o seu negócio?
  • Informática: "Soluções em automação industrial"
  • Salão de beleza: "Beleza e convivência diferenciada"
  • Clínica: "Logística em saúde"
  • Chapeação e pintura: "Estética automotiva"
  • Indústria de embalagens: "Embalagens customizadas ao cliente"
  • Escritório contábil: "Fornecimento de informações gerenciais"
Isto se chama Visão estratégica! 

Eu conheço uma história que pode exemplificar esse tema:

Haviam três pedreiros que estavam trabalhando na mesma construção. Quando perguntados sobre o trabalho que realizavam ali, o primeiro respondeu: "Eu assento tijolos". O segundo respondeu: "Eu estou levantando uma parede". E o terceiro respondeu: "Eu estou construindo uma catedral".
Comparando as respostas dos três pedreiros, verificamos que uma missão clara nos ajuda a encontrar catedrais para substituir pequenas causas e assim fazermos belas obras.
Entendemos que a missão orienta a formulação de objetivos comuns para a empresa: fica bem mais fácil definir os objetivos a partir da razão de ser da empresa, afinal, ela precisa alcançar resultados consistentes!

Exemplos de missão

Indústria de alimentos: a empresa Alfa fornece produtos derivados de carne com qualidade total, atendendo as necessidades de seus clientes a preços competitivos e buscando o comprometimento de seus colaboradores. 
Empresa de transportes: fornecer serviços de transporte com pontualidade e zelando pela manutenção da integridade da carga transportada. 
Clínica médica: prevenir, reabilitar, promover a saúde e prolongar a vida com qualidade técnica, dedicação e carinho. 
Indústria de embalagens: oferecer aos clientes soluções de armazenamento e apresentação de seus produtos, com qualidade e aperfeiçoamento contínuo dos recursos humanos. 
Fórmula-base para definição da missão:
Fazer o quê + Para quem (qual o público?) + De que forma


Acompanhe-me no twitter, "Prazer em aprender, prazer em conversar!"

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Páginas